Comboio de passageiros vai impulsionar as trocas comerciais e o turismo em Nacala

Passados três décadas, a Nacala Logistics introduziu no último Domingo, 08 de Outubro, o comboio de passageiros no troço Nacala-Nampula, um evento que foi orientado pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala.

Espera-se que o comboio de passageiros naquele troço, que circulará duas vezes por semana, contribua significativamente para a ampliação de mobilidade de pessoas e bens nas províncias do norte do país, proporcionando-lhes um serviço competitivo, seguro e a preços acessíveis.

Na sua intervenção, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, disse que a introdução deste meio de transporte no troço Nacala – Nampula, para além de facilitar as trocas comerciais entre as cidades da região norte do país, vai impulsionar o turismo, pois estará a proporcionar uma alternativa fiável de mobilidade regular e segura de pessoas à custos relativamente baixos, para visitar as praias aprazíveis de Nacala, Nacala-à-velha, Memba, Ilha de Moçambique e Mossuril.

Para o titular das pastas do sector de transporte de comunicações no país, com os serviços de transporte de comboio de passageiros, igualmente, haverá, sem dúvidas, facilidade no escoamento de produtos pesqueiros frescos capturados na baía de Nacala, Nacala-à-Velha, Memba e Matibane, para outras regiões, o que vai melhorar o consumo de mariscos por parte das comunidades no Corredor de Nacala, contribuindo, assim, para uma alimentação saudável.

“Este é um momento histórico para todos nós, pois marca o renascimento de uma esperança de milhares de moçambicanos, que vivem e trabalham ao longo do corredor de Nacala. Com o reinício do comboio de passageiros, entre Nacala e Nampula, a estação ferroviária de Monapo reassume o seu papel de ponto de convergência de turistas, que afluem às praias da Ilha de Moçambique, Chocas Mar – Mossuril, entre outros locais de interesse”, disse Magala.

Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração da Nacala Logistics, Abhay Mishra, disse que está consciente que a introdução do comboio de passageiros Nacala-Nampula é um desejo da população desta província, e garantiu que a Nacala Logistics fará de tudo para viabilizar que o comboio circule com regularidade e eficiência.

“Este serviço não apenas vai garantir que as pessoas viajem de Nacala para Nampula, como também, vai possibilitar a conexão com outros troços onde operamos, nomeadamente: Nampula – Cuamba, Cuamba – Lichinga, Cuamba – Entre Lagos e o interior de Malawi” – disse Mishra.

Com a introdução destes serviços, a população estará a viajar de Nacala a Nampula e vice-versa, a um preço de 170 meticais, metade do que é pago no transporte rodoviário, por aquele percurso de cerca de 200 quilometros.