Sustentabilidade

Pescadores de Nacala-à-Velha recebem apoio embarcações a motor

Nas regiões costeiras, como é o caso de Nacala, a pesca é a principal fonte de renda para muitas famílias. A arte de pescar para o sustento familiar é passada de geração em geração. Por isso, no âmbito do seu Programa de Geração de Renda, a Nacala Logistics decidiu apoia um grupo de 160 pescadores das comunidades de Massingirine e Nachiropa, em Nampula, distrito de Nacala-à-Velha com a construção de embarcações a motor.

Os barcos, ora em construção com o envolvimento carpinteiros locais d comunidade,  irão permitir que a actividade pesqueira possa ser desenvolvida em mar aberto, rentabilizando de forma significativa o trabalho dos pescadores, com aumento da quantidade e a qualidade do pescado. A iniciativa da Nacala Logistics permite, desta forma, criar riqueza às populações abrangidas aumentando o rendimento familiar das mesmas.

As embarcações são equipadas com materiais convencionais de pesca e de segurança que incluem redes, boias, coletes salva-vida e colmans (para a conservação adequada dos mariscos capturados).

Para além das embarcações, o grupo de pescadores, receberá da Nacala Logistics, apoio na aquisição de um sistema frigorífico, e de produção de gelo de forma a permitir uma maior eficiência na conservação do pescado.

Estas acções enquadram-se no Programa de Geração de Renda da Nacala Logistics que abrange cerca de 15 mil famílias do Corredor de Nacala, apoiando-as em diversas áreas que incluem a agricultura, pesca, criação de frangos, poupança e crédito rotactivo, entre outras iniciativas.

Apesar do impacto que a pandemia do novo coronavírus está a causar na economia do país, a Nacala Logistics continua comprometida no apoio às comunidades onde opera, de forma a contribuir para o desenvolvimento local