Nacala Logistics oferece mercado aos pescadores de Nacala-à-Velha

Na passada quinta-feira, 25 de Janeiro, a Nacala Logistics, empresa do grupo Vulcan Moçambique, procedeu a entrega de um mercado aos pescadores de Nacala-à-Velha. Trata-se de um espaço, avaliado em um pouco mais de 17 milhões de meticais, construído para conservação e venda do pescado proveniente daquele distrito costeiro.

A infra-estrutura que irá beneficiar mais de 600 pescadores, visa promover a pesca sustentável e foi construída pela Nacala Logistics no âmbito do Memorando de Entendimento (MOU) entre o Corredor Logístico Integrado de Nacala e o Governo, a favor do Conselho Comunitário de Pesca de Nacala-à-Velha.

A cerimónia de inauguração do Mercado do Pescado de Nacala-à-Velha foi presidida pelo Administrador do Distrito de Nacala-à-Velha, Fernando Abel Neves que na ocasião agradeceu a empresa pela entrega e apelou aos pescadores a conservarem e a tirarem maior proveito da infra-estrutura.

Não obstante, o representante da Nacala Logistics, Sérgio Paunde, destacou que o mercado, recém-inaugurado, faz parte das acções de responsabilidade social da empresa que visam contribuir para a melhoria das condições de vida das comunidades ao longo do Corredor. “A infra-estrutura, junta-se as embarcações motorizadas, redes de pesca e formações já oferecidas aos pescadores de Nacala-à-Velha, tudo com objectivo de impulsionar o desenvolvimento local”, disse Paunde.

O mercado é composto por uma camara frigorifica para conservação do pescado (com capacidade para 2 toneladas), equipado com uma fabriqueta de gelo e um gerador industrial, uma área para comercialização do peixe, um bloco de sanitários femininos e masculinos, um sistema de abastecimento de água, incluindo um tanque semi-soterrado de água.

A entrega do mercado foi marcada pela assinatura de um MOU entre a SMART e Conselho Comunitário de Pesca para o fornecimento de peixe e outros mariscos a contratada da Nacala Logistics. A SMART é uma empresa de Catering que serve as refeições os trabalhadores da Nacala Logistics.

Na ocasião, no âmbito da manutenção das casas de reassentamentos oferecidas pela empresa, a Nacala Logistics entregou, também, 08 Kits a igual número de jovens que igualmente foram formados em matéria de manutenção de imóveis.