Nacala Logistics constroi lombas e reforça a sinalização nas passagens de nível para reduzir acidentes

Com o objectivo de reduzir os acidentes do tipo abalroamentos (acidentes que envolvem viaturas e comboios), a Nacala Logistics está a investir na construção de lombas e colocação de placas de sinalização nas proximidades das passagens de nível  (PNs) nas estradas nacionais, ao longo do Corredor de Nacala, como é o caso da estrada Nampula – Cuamba.  

Em observância ao padrão estabelecido pela ANE – Administração Nacional de Estradas (de Dezembro do ano passado até Fevereiro deste ano) , foram construídas 15 lombas do tipo 2 e colocadas 156 placas de sinalização em diversos pontos por onde passa a nossa linha. Um investimento de cerca de 12 milhões de meticais.

Segundo o Gerente da área de Relacionamento com as Comunidades, Celso Mutadiua, a construção das lombas e o reforço da sinalização são acções que fazem parte do plano da Nacala Logistics, para prevenção de acidentes ferroviários e promoção da segurança das comunidades.

“A expectativa da empresa é que as lombas incentivem aos automoblistas a reduzirem a velocidade nas passagens de nível e, consequentemente, reduzir o número de abalroamentos cujas principais causas têm sido imprudência, excesso de velocidade e descumprimento das normas de trânsito por parte dos automobilistas”, disse Celso.

Para garantir a segurança ferroviária ao longo do Corredor, a Nacala Logistics, tem levado a cabo, igualmente, várias acções de educação cívica como campanhas de segurança rodo-ferroviárias nas escolas de condução, terminais de transportes colectivos, e programas de rádio, tudo para ajudar na mudança comportamental das comunidades.

Recordamos que, em Novembro do ano passado, a Nacala Logistics promoveu um encontro de reflexão sobre segurança ferroviária onde estiveram presentes a PRM, DPTC, ASTRA, ANE, INATRO, AVOTANA e a Comunicação Social, onde foi apresentado o resumo estatístico das ocorrências ferroviárias e as medidas que a empresa têm levado a cabo para prevenção e promoção da segurança das comunidades.

Da reflexão foi possível colher várias contribuições que foram traduzidas em acções práticas tais como continuidade das blitz de segurança e difusão radiofónica das mensagens de segurança nas emissoras provinciais e comunitárias, e com a cooperação de todos os envolvidos poderão contribuir para a redução drástica dos acidentes ferroviários.