Maio: um mês de reflexão sobre a postura correcta para a redução dos acidentes nas estradas

Anualmente, no mês de Maio, juntamo-nos ao mundo na reflexão sobre o que pode ser feito para reduzir os acidentes nas estradas. Este ano não foi diferente! Em parceria com a polícia de trânsito, reservamos o final do mês para refletir sobre a nossa postura nas estradas e a responsabilidade de todos na construção de um trânsito seguro.

No final da reflexão, foi unanime a conclusão de que a responsabilidade de redução dos acidentes ao longo das estradas não compete apenas aos condutores, mas a todos que se fazem as estradas. Ou seja, peão ou condutor, isso não importa. A responsabilidade de um trânsito seguro é de todos.

m torno da mesma temática, com objectivo de reforçar as mensagens de segurança que diariamente tem sido partilhadas nas comunidades atravessadas pela linha férrea, a Nacala interagiu com condutores nas passagens de nível, nas regiões com alto índice de acidentes e quase acidentes envolvendo os nossos comboios.

Na ocasião, como forma de incentivar a postura correcta, os condutores interpelados pelas nossas equipas receberam uma lembraça da empresa por terem respondido correctamente as questões de segurança. O mesmo observou-se nos encontros de reflexão ocorridos nas nossas operações.

Confira algumas dicas de segurança rodo-ferroviária e evite acidentes:  

●  Ao aproximar-se de qualquer intercessão procure transitar em velocidade moderada.

●  A velocidade deve ser especialmente moderada nas curvas, cruzamentos, entroncamentos, rotundas, lombas de estrada, pontes, tuneis, passagens de nível e outros locais de velocidade reduzida.

●  O condutor só pode iniciar a travessia de uma passagem de nível, ainda que a sinalização lhe permita, depois de certificar-se que o comboio não esta a circular.

●  De prioridade ao peão e aos veículos identificados como prioritários.

●  O condutor não deve entrar na passagem de nível enquanto os meios de proteção estejam atravessados na via pública ou em movimento

●  Se a passagem de nível não dispuser de protecção ou sinalização, o condutor só pode iniciar a travessia depois de certificar-se que não há aproximação de qualquer veículo ferroviário.

Trabalhador, a peça mais importante da nossa operação

Os nossos mais de 5 mil trabalhadores, dentre eles próprios e terceiros são, sem dúvida, a peça mais importante das nossas operações ferro-portuárias. São eles que movem este corredor.

No dia 01 de Maio, dia internacional do trabalhador, juntamo-nos as empresas do mundo todo para homenagear aqueles que incansavelmente, 24/24h se dedicam a tornar a nossa empresa referência em logistica.

Jacinto João, Mecânico, trabalha na oficina de manutenção portuária da Nacala Logistics há mais de seis anos. O seu trabalho garante a disponibilidade e a confiabilidade dos equipamentos portuários. A trajectória profissional de Jacinto é a de muitos jovens que fazem parte do quadro de profissionais da nossa empresa e demostra o compromisso da Nacala Logistics com o desenvolvimento e contração de mão-de-obra local.

João participou do Programa de Formação Profissional da nossa empresa como trainee, em 2015, e no ano seguinte efectivou na área de Mecânica Preventiva como mecânico 1, onde trabalha até hoje. “Sinto-me muito feliz por trabalhar nesta grande empresa, onde fomos formados para executar qualquer tipo de tarefa”.

O Programa de Formação Profissional visa preparar novos talentos para responder as necessidades da Nacala Logistics e do mercado de trabalho. O PFP é a principal porta de entrada dos recém formados para o desenvolvimento de funções operacionais e técnicas da Nacala Logistics.