Formação técnica impulsiona carreira de jovens em Cuamba e Monapo

Conquistar um bom emprego é o sonho de muita gente e a formação técnica é uma das portas de entrada para o mercado de trabalho. É nesse contexto que a Nacala Logistics investe no ensino técnico profissional para os jovens ao longo do corredor.

Os Distritos de Cuamba, Niassa e Monapo, em Nampula, receberam mais de 100 graduados dos cursos de electricidade e construção civil. Os formados são provenientes das respectivas comunidades e foram graduados pela Tecnicol Moçambique, num curso financiado pela Nacala Logistics.

A acção é levada a cabo no âmbito do Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho, que tem por objectivo formar jovens que residem ao longo do Corredor de Nacala, para explorar as oportunidades de emprego e de auto-emprego que surgem na região.

Os cursos tiveram a duração de seis meses e inclui os módulos sobre Saúde e Segurança, Língua Portuguesa, Matemática e Gestão de Negócios.  Na cerimónia de graduação, no Distrito de Monapo, todos os formandos receberam kits de auto-emprego.

De acordo com o Gerente de Relacionamento com as Comunidades da Nacala Logistics, Celso Mutadiua, a iniciativa assegura aos recém-graduados um diferencial competitivo na procura de enquadramento nas empresas da região, e, ao mesmo tempo, garante uma fonte de auto-emprego. “Estas formações visam proporcionar aos jovens, uma qualificação profissional de qualidade, para melhor acesso ao mercado de trabalho” – sustentou Mutadiua.

Por seu turno, o Director da Tecnicol Moçambique, Rui Tembe, sublinhou que “Os participantes do curso de Construção Civil foram criteriosamente selecionados”. Além de conceder uma formação consistente, o curso vai abrir horizontes para o empreendedorismo, porque a natureza desta profissão permite que os graduados possam trabalhar por conta própria”, referiu.