Com o apoio da Nacala Logistics, os mais de 400 mil habitantes do distrito de Monapo, em Nampula, voltaram, desde segunda-feira, a poder contar com uma ponte para peões e motociclos, que liga Monapo a Monapo-Rio.

Trata-se de um investimento de cerca de cinco milhões de dólares que tem como objectivo garantir que a população de Monapo tenha uma via de acesso segura, ligando dois pontos importantes do distrito e permitindo um maior desenvolvimento local.

A reabilitação da infraestrutura consistiu, principalmente, na substituição do piso e de toda a estrutura metálica. A pintura da ponte foi também renovada, passando ainda a ter sinalização e betonagem nas áreas em contacto com o solo.

A Nacala Logistics acredita que a reabilitação e entrega desta obra permite que haja uma diminuição considerável dos riscos junto da população que, muitas vezes, fazia o uso inapropriado da ponte ferroviária que atravessa a região.

Segundo o Administrador da Nacala Logistics, Marcos Presoti, a empresa está satisfeita com o resultado do seu investimento e garante que vai continuar a apostar no bem-estar das populações que residem ao longo do corredor.

“Queremos continuar a estar junto das populações, apostando no desenvolvimento local e no seu bem-estar. A nossa maior preocupação era o risco eminente de acidentes, por isso, hoje, estamos satisfeitos”, referiu o administrador da Nacala Logistics. Segundo Marcos Presoti, “fazer a entrega da ponte reabilitada é um caminho seguro para a transitabilidade das populações”.

O Administrador do Distrito de Monapo, Américo Adamugy, por seu turno, agradeceu a Nacala Logistics por mais um investimento feito na região e destacou a importância da infra-estrutura para os residentes de Monapo, dizendo que a ponte vai encurtar as distâncias de circulação de pessoas e bens. “A reabilitação da ponte é, sem dúvida, uma mais-valia para os residentes de Monapo”.  

Os residentes de Monapo manifestaram, por seu turno, satisfação por poderem contar com esta ponte que tanta falta fazia à população que circula naquele distrito.

“Há muito tempo que a população aguardava pela reabilitação da ponte”, afirmou Arlindo José, um dos membros da comunidade de Monapo, agradecendo à Nacala Logistics pelo facto de “lhes ter devolvido um caminho seguro para a circulação”. “Antes corríamos muitos riscos fazendo a travessia na linha férrea, agora a nossa vida mudou para melhor. A responsabilidade de preservamos a ponte é agora nossa”, afirmou o popular.

o longo do Corredor, a Nacala Logistics tem estado a colocar à disposição das populações infra-estruturas importantes de mobilidade e transporte, nomeadamente pontes aéreas que permitem a continuidade da circulação de pessoas e comboios simultaneamente, passagens de nível e outras infra-estruturas que possibilitam a manutenção da convivência segura entre comboios e pessoas.

Nacala Logistics reabilita a ponte que liga Monapo a Monapo-Rio