Hortícolas produzidas pelas famílias de Cateme estão a ser comercializadas nos supermercados em Tete. Legumes como tomate, couve e pepino já podem ser encontrados nas prateleiras de grandes supermercados em Tete, como é o caso do VIP.

As hortícolas são fruto do Programa de Apoio à Agricultura de Cateme financiado pela Vale que na campanha 2019/2020 incentivou a prática de hortas caseiras como forma de garantir a segurança alimentar das famílias de Cateme e promover a geração de renda. Ao todo, através de sementes de qualidade e assistência técnica da Vale, as famílias reassentadas produziram mais de 7 mil legumes.

A procura por legumes de alta qualidade, frescos, oriundos da fazenda modelo tem aumentado por parte de grandes redes de supermercados, restaurantes e retalhistas. O movimento, transforma Cateme num verdadeiro polo produtor de hortícolas.

Catarina Evaristo, beneficiária do Programa de Apoio à Agricultura de Cateme, mostra-se bastante satisfeita com o sucesso da iniciativa e enaltece o apoio que tem vindo a receber da Vale. “Ao beneficiarmos dos insumos que a Vale nos fornece, temos a possibilidade de garantir a nossa subsistência e a oportunidade de colocar os nossos produtos em diferentes mercados . “Com a venda destes legumes,  consigo satisfazer necessidades básicas da minha família”, declarou.

O Programa de Apoio à Agricultura de Cateme beneficia um total de 712 famílias reassentadas na localidade, onde através de insumos de qualidade, instrumentos de produção e assistência técnica, aumentam a sua produtividade.

Hortícolas produzidas pelas famílias de Cateme chegam aos supermercados de Tete