Nacala Logistics contratou 80% de estagiários admitidos nos últimos seis anos

Entre 2015 e 2021, a Nacala Logistics contratou para o seu quadro de pessoal, aproximadamente 600 estagiários, representando uma taxa de contratação na ordem dos 80%.

A empresa implementa desde 2015, em Moçambique, um Programa de Estágio com a duração de um ano, num projecto que promove novas oportunidades de desenvolvimento e experiência profissional aos jovens finalistas e recém-graduados de diversas áreas do ensino superior e técnico-profissional.

O programa permite formar estagiários para que, no futuro, possam fazer parte do quadro da empresa, consoante a abertura de vagas de emprego. Todos os estudantes são orientados e supervisionados por equipas de trabalho experientes, passando a realizar actividades relacionadas com a sua área de formação.

Os formandos admitidos pela Nacala Logistics têm direito a remuneração, alimentação nas modalidades de subsídio ou acesso ao refeitório (dependendo da localização) e seguro de saúde e de acidentes pessoais no trabalho, entre outros benefícios.

As principais áreas de interesse são as áreas de Engenharia de Minas, Engenharia de Processamento, Engenharia Eléctrica e Electrónica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Recursos Humanos e Ciências Económicas (Economia, Contabilidade, Finanças e Gestão de Empresas), sendo a maior parte das vagas destinadas à região do Corredor de Nacala.

Dos contratados pelo programa de estágio, uma parte significativa assume actualmente funções de referência e cargos de liderança na empresa, o que comprova o impacto e a eficácia do projecto.

Licenciada em Contabilidade e Auditoria pela Universidade Católica de Moçambique, Sidália Jamal entrou para a Nacala Logistics em 2015, tendo começado a sua carreira como estagiária na área de Qualidade. Como estagiária, Sidália fez parte de equipa responsável pela implantação do sistema de Gestão VPS (Vale Prodution Sistem) que consiste em um conjunto de métodos, técnicas e ferramentas em constante evolução que se aprimoram a partir das próprias experiências.

Ao fim do estágio, Sidália foi convidada a integrar a empresa, na mesma áera. Sidália Jamal é Supervisora da Qualidade, há cerca de 1 ano, lidera uma equipa de 6 pessoas, que responde pela qualidade de performance da empresa.

Para a Nacala Logístics, o Programa de Estágio constitui uma excelente oportunidade para a troca de experiências que enriquecem a formação de estudantes, promovendo a ampliação de conhecimentos teóricos e a reflexão sobre a sua relação com a prática. A empresa contribui, desta forma, para uma maior qualificação do capital humano e para o desenvolvimento sustentável do país.