Bicicletas reduzem tempo de recepção das mensagens de segurança nas comunidades

No principio do ano, a Nacala Logistics atribuiu 30 bicicletas a igual número de monitores sociais como meio de locomoção para auxílio nas suas actividades diárias. Com esta alocação, totalizam 60 bicicletas que tem contribuindo para que as mensagens de segurança ferroviária cheguem em menos tempo as mais pessoas.

“Usando a bicicleta, facilmente consigo chegar a zonas mais distantes. Em pouco tempo, alerto as pessoas sobre o perigo de aproximação do comboio e consigo fazer inspeções de mais qualidade para prevenção de acidentes ao longo da linha férrea”, disse Manuel da Silva Maqueia, monitor social da comunidade de Mutivaze, Província de Nampula.

Existem no total 198 monitores que trabalham ao longo de 672 quilómetros de linha férrea do Corredor de Nacala, em Moçambique. Além de formações como Saúde e Segurança, Relacionamento com as comunidades, os monitores recebem apoio da Nacala Logistics em material de sensibilização das comunidades como folhetos, cartazes com conteúdo educativo que é distribuído em reforço ao diálogo que este grupo tem tido com as comunidades. As bicicletas foram atribuídas em função das distâncias percorridas por cada monitor, dando-se prioridade àqueles que percorrem, diariamente, 4 quilómetros em diante.

O trabalho dos monitores sociais contribui significativamente para a prevenção dos acidentes de comboio ao longo do Corredor Nacala. De 2017 a 2021, período em que o Corredor passou a contar com o trabalho deste grupo, a Nacala Logistics registou a redução de 48% de ocorrências envolvendo os comboios e pessoas das comunidades ao longo da ferrovia.