Após ciclone Jude, Nacala Logistics retoma as Operações em Tempo Recorde


Nos dias 10 e 11 de Março, o Ciclone Jude atingiu a província de Nampula, nos distritos de Nacala-à-Velha, Nacala Porto, Mossuril, Monapo, Meconta, Rapale e Mecuburi causando impactos severos, deixando milhares de pessoas desalojadas, infra-estruturas essenciais destruidas, comprometendo o acesso a serviços básicos as comunidades.

O desastre natural, afectou igualmente, as nossas operações, causando danos severos à linha férrea do Corredor de Nacala, concretamente em 24 locais nas regiões de Monapo, Anchilo e Muezia. O impacto incluiu cortes da linha, além de danos estruturais em aquedutos, aterros um dos quais, faz a ligação a ponte ferroviária sobre o Rio Monapo, interrompendo a circulação dos comboios.

Resposta rápida e eficaz 🚆

Diante dessa situação, a Nacala Logistics mobilizou imediatamente suas equipes técnicas e operacionais para restaurar a linha, priorizando os pontos mais críticos.

✅ Dos 24 locais afectados, 22 foram recuperados em um tempo impressionante de 6 a 48 horas;
✅ Dois locais de alta criticidade, nas regiões de Muezia–Anchilo e Monapo, exigiram um esforço ainda maior do previsto.

Desafios Superados

📍 Muezia – Anchilo: Um aqueduto tubular e um aterro de 10 metros de altura foram arrastados por 15 metros. Apesar de parecer um dano menor, a logística foi extremamente desafiadora. As condições do solo eram precárias, dificultando o acesso e exigindo soluções rápidas.

📍 Monapo: Com a força da chuva, um aterro de 12 metros de altura foi arrastado por 120 metros, e um aqueduto de concreto colapsou parcialmente. A restauração exigiu trabalho direto no leito do rio, desvio do fluxo da água, construção de acessos e a mobilização de mais de 40.000 metros cúbicos de pedras, touvena e solo. Ao todo, 300 metros de via férrea foram restaurados.

Um Feito Notável

Inicialmente, estimava-se que a recuperação levaria 60 dias. No entanto, graças à dedicação e ao trabalho incansável das nossas equipes, conseguimos concluir tudo em apenas 10 dias, permitindo a retomada imediata das operações.

Além da restauração dentro do corredor, também prestamos apoio às autoridades rodoviárias, auxiliando na reconstrução de suas infraestruturas.

Além da restauração da ferrovia, a Nacala Logistics mobilizou recursos para apoiar as famílias afetadas na região, ajudando-as a reconstruir suas vidas. Esta semana iniciamos a doação de produtos de primeira necessidade, como alimentos não perecíveis, medicamentos, material de higiene, roupa, utensílios de cozinha, além de material de construção civil para a reabilitação de algumas habitações.

O resultura obtido nos trabalhos e a breve retoma das operações, reforça a força e resiliência da nossa equipe e reafirma nosso compromisso inabalável com a continuidade operacional, independentemente dos desafios que enfrentamos.