Nacala Logistics amplia escopo de trabalho dos monitores sociais 

Com o objectivo de racionalizar melhor os recursos e garantir maior eficiência nas actividades de manutenção da linha férrea, no mês de Setembro, a Nacala Logistics ampliou o escopo de actuação de 219 − Track Safety Social Monitors  (TSSM) − ou monitores sociais da Nacala Logistics, em Moçambique.

A Nacala Logistics conta com um total de 373 monitores sociais

Este grupo de membros da comunidade, contratados para sensibilizar e reportar situações de risco de acidentes envolvendo as comunidades, ou em outras circunstâncias − os Track Safety Social Monitors − também estão a realizar rondas de inspecção diárias nos seus trechos e a reportar qualquer anomalia observada.

Além disso, eles são responsáveis por capinar as faixas de segurança, realocar o balastro disperso ao longo da linha férrea, realizar limpezas nos drenos e compartilhar os dados de precipitação atmosférica, por meio da leitura dos pluviómetros localizados nos pontos estratégicos do Corredor.

De igual forma, os monitores sociais beneficiaram-se de diversos materiais de trabalho, como picaretas com cabo, coletes refletivos de alta visibilidade, carrinhos de mão, pás, aparadores de grama (gadanhas), enxadas, ancinhos, catanas e bicicletas, que auxiliam nos trabalhos de limpezas regulares, no reporte eficiente de condições inseguras identificadas ao longo da linha férrea e, consequentemente, na redução de acidentes.

De acordo com Vandira Daudo, Analista da Social Security, responsável pela área de segurança da comunidade, esta iniciativa irá contribuir para uma operação sem acidentes e paralisação.

“Com a capina nas faixas de segurança, limpeza das valas de drenagem, inspecções regulares, registo e reporte imediato das várias condições inseguras efectuada pelos TSSM, acreditamos que conseguiremos antecipar os riscos e evitar acidentes”explicou Vandira.

Ao longo do Corredor (Moçambique e Malawi), a Nacala Logistics conta com um total de 373 monitores sociais. Desde a ampliação de suas responsabilidades, os TSSM identificaram e reportaram cerca de 90 condições inseguras, as quais foram prontamente tratadas, contribuindo para a prevenção de acidentes.